Qual é a melhor altura do dia para treinar? De manhã, a meio do dia ou à noite?
Não há dúvida que treinar a qualquer hora do dia é melhor do que não treinar de todo, no entanto, existe realmente uma hora do dia perfeita para treinar?
Vários estudos sugerem que, para a maioria dos atletas, treinar ao final do dia é o melhor momento. Em resultado da nossa temperatura corporal, que por norma, atinge o seu pico ao final do dia e, consequemente, conduz a um aumento do processo metabólico e energético dos músculos. O mesmo efeito pode ser obtido através de um bom aquecimento antes do treino.
No entanto, escolher o momento do dia para treinar revela-se uma tarefa mais complicada do que aquilo que aparenta ser. Desde o trabalho, stress, alimentação, sono e até mesmo o nosso estado mental – são características que influenciam o período do dia mais adequado para cada um de nós.
Ainda não descobriste a melhor hora para treinares? Aqui vão algumas vantagens e desvantagens de treinar durante a Manhã, Meio do dia e Noite.
1 – Treinar durante a Manhã
Para a maioria das pessoas acordar já é uma luta diária, no entanto, os atletas matinais gostam de começar o seu dia com uma boa sessão de exercício.
Vantagens
- Um autêntico boost matinal: aumenta os níveis de energia e bem-estar, pronto para enfrentar o resto do dia.
- É uma altura do dia em que os ginásios são menos frequentados, ideal para os atletas que gostam de ter o equipamento sempre à disposição.
- Durante o Verão é mais agradável treinar ao início do dia, quando as temperaturas estão mais baixas.
- Alguns estudos indicam que o nível de testosterona é mais alto pela manhã, o que por sua vez, poderá ser útil, especialmente para os treinos de força.
Desvantagens
- Ao acordar, os músculos e articulações ainda estão tensos e rígidos. Sendo por isso essencial um aquecimento completo antes do treino, para preparar o nosso corpo.
- Por norma, a maior parte das pessoas tende a ter menos energia na parte da manhã, principalmente aqueles que têm dificuldades em acordar. Sendo necessário mais tempo para acelerar o metabolismo e sistema cardiovascular.
- Ter em atenção às horas de sono: para os atletas que gostam de treinar cedo é necessário garantir que dormem o número de horas suficiente.
2 – Treinar a meio do dia (na hora de almoço)
Vantagens
- Para os atletas com o seu horário mais restrito, a hora de almoço é uma excelente forma de incorporar o treino no seu dia-a-dia
- Ideal para aquelas manhãs mais stressantes: o treino traz uma energia renovadora e força para conquistar o resto do dia
- Um momento para treinar em conjunto com o seus colegas de trabalho: permite construir laços de amizade fora do escritório e ganhar mais motivação.
Desvantagens
- o maior constrangimento é o tempo, se o horário de almoço for demasiado curto, não há tempo para as duas coisas.
- Durante o Verão, a hora de almoço não é a altura mais indicada devido às temperaturas altas.
3 – Treinar ao final da tarde/noite
Vantagens
- Ao final do dia, o nosso corpo está a funcionar à máxima velocidade: a temperatura corporal atinge o seu pico, melhorando assim o desempenho no treino.
- Por norma, é a altura do dia que as pessoas tem mais tempo para treinar.
- Uma ótima maneira de aliviar o stress do dia de trabalho e assim desfrutar de uma boa noite de sono.
- Durante o Verão, é o período do dia mais agradável para treinar.
Desvantagens
- A falta de motivação e cansaço são mais frequentes ao final do dia.
- A prática de exercícios intensos poucas horas antes de dormir pode dificultar o sono. Sendo por isso recomendado terminar o treino pelo menos uma a duas horas antes de ir para a cama.
Experimenta treinar em diferentes momentos do dia e perceber qual é a altura que mais se adequa ao teu corpo e às tuas necessidades.