De que forma a prática de desporto pode contribuir para uma boa noite de sono?
Por muito que sigas um plano de treino consistente ao longo da semana, quando não dormes o número de horas suficientes e não segues uma alimentação saudável, não vais conseguir atingir os resultados que esperavas.
Diversos estudos (1) demonstraram que quem dorme pouco (número de horas a menos do que o recomendado) ingere cerca de 300 calorias a mais por dia. Resumidamente, quando o nosso corpo está cansado, precisa de comer mais para compensar a queda de açúcar no sangue.
E, de que forma o exercício físico contribuiu para uma boa noite de sono?
Segundo o Journal of Clinical Sleep Medicine, praticar atividade física melhora a qualidade do sono significativamente – seja logo pela manhã ou de tarde, depois do trabalho. Todavia, para que o exercício tenha um impacto positivo no sono, é necessário praticar desporto, no máximo 2 horas antes de ir dormir.
Aliás é durante o sono que os nossos músculos crescem – dormir as horas necessárias dá tempo ao corpo para recuperar e regenerar, um fator essencial para atingir os nossos objetivos de treino.
Para além disso, uma pessoa com poucas horas de sono terá menos energia para utilizar durante o dia, e por sua vez, menor será a motivação para fazer exercício físico.
E, vocês perguntam, qual é o número mágico de horas de sono necessárias ? Depende de pessoa para pessoa, 7 a 9 horas de sono podem ser suficientes desde que sejam bem dormidas.
Terminamos assim mais um blog, com a receita para uma boa noite de sono….
– 45 a 60min de atividade física diária (não necessita de ser intensiva, uma caminhada longa é mais do que suficiente)
– ingestão de refeições leves ao jantar e diminuição do consumo de álcool
– evitar luzes fortes antes de dormir, principalmente a utilização de dispositivos eletrónicos (smartphones, computador e TV, por exemplo)
No final de contas, o importante é mantermo-nos sempre em movimento! Um hábito essencial para aumentarmos não só a longevidade, como também a qualidade da nossa vida.