Quais são os 4 erros mais comuns no pós-treino
Após uma incrível sessão de exercício, o nosso corpo enche-se de adrenalina e rapidamente somos absorvidos por uma sensação de bem-estar. No entanto, dar o nosso máximo durante a atividade física não é a única coisa importante.
Muitos atletas falham em compreender que os hábitos após o treino são a principal chave para uma boa recuperação e crescimento muscular.
Vamos falar sobre os 4 erros mais comuns pós-treino.
1 – Desidratação
A falta de hidratação é o erro mais comum de entre a comunidade de atletas. A maioria das pessoas não bebe a quantidade necessária durante e após o treino para se manter hidratada.
Quanta água devemos beber?
Aproximadamente 30 a 35ml por kg de peso corporal (por dia), mais 500 a 1000ml adicionais por cada hora de exercício físico. É ainda mais importante no caso de ser um atleta que tende a suar bastante!
2 – Alimentação
Sem fome depois do treino
Tens por hábito não conseguir comer depois de um treino? Ou estás a tentar cortar no consumo calórico para perder peso? Independentemente do motivo, não comer depois de um treino pode prejudicar o crescimento e a recuperação do tecido muscular. Após uma sessão de exercício, naturalmente o nosso corpo precisa de combustível para recuperar toda a energia dispendida.
Pelo menos uma pequena refeição cerca de 30 minutos após o treino é essencial! Pretendes maximizar os teus ganhos? Procura a combinação de proteína e carboidratos.
Comer em excesso após o treino
És daqueles atletas que quando chega a casa depois de um treino quer comer tudo o que vê pela frente? Provavelmente poderás estar a prejudicar os teus ganhos e objetivos de perda de peso (se for esse o caso).
Se, frequentemente, ficas com fome durante o treino significa que não estás a ingerir previamente os nutrientes suficientes. Agora já sabes, se terminares a sessão sem sentires fome, terás menor probabilidade de comer em excesso após o treino!
3 – Alongamento
Quem nunca saltou à frente o alongamento depois de um treino intenso? Tal como o aquecimento, o alongamento é uma parte fundamental do treino.
Durante a prática de exercício, a contração dos músculos pode dar origem a alguma rigidez e dor, algo que pode ser contrariado com a realização de alongamentos após a sessão.
4 – Consistência
Preferes um treino de 3 horas ocasional por semana ou uma sessão intensa de 30minutos por dia? A falta de consistência nos treinos é uma das principais razões para não vermos os resultados esperados a longo prazo. Procura praticar exercício físico diariamente – menos tempo dentro do ginásio, mas com mais frequência, é melhor do que um longo treino ocasional!
Estes são os 4 erros mais comuns no pós-treino! Não te esqueças, no próximo treino põe em prática melhores hábitos 🙂