Como medir a frequência cardíaca máxima?
A frequência cardíaca máxima e a frequência cardíaca em repouso ajudam a calcular com facilidade as nossas zonas de frequência cardíaca.
Independentemente do objetivo de treino (perda de peso, ganhos musculares, etc.) o cálculo da zona de frequência cardíaca é uma ótima ferramenta para avaliar o nosso desempenho de atividade física.
Qual é a diferença entre frequência cardíaca máxima e em repouso?
A frequência cardíaca em repouso é exatamente aquilo que o nome indica, ou seja, é medida no momento em que estamos em repouso. Sendo que a melhor hora para medir a frequência cardíaca em repouso é logo pela manhã.
Um bom sinal de desempenho e resistência física parte pela maior rapidez em regressar aos valores de frequência cardíaca em repouso enquanto estivermos a praticar exercício físico.
E em relação à frequência cardíaca máxima?
Para identificar a nossa zona de frequência cardíaca pessoal, primeiro precisamos de calcular a frequência cardíaca máxima. A forma mais fácil e segura de calcular a frequência cardíaca máxima é utilizar o método Karvonen:
220 – idade = frequência cardíaca máxima
Este método é preciso o suficiente, e é um bom ponto de partida para utilizar como base na medição da zona de frequência cardíaca durante o treino.
E para treinos de alta intensidade? Precisamos de atingir pelo menos 85% da nossa frequência cardíaca máxima para descobrirmos qual é a nossa zona de frequência cardíaca alvo para máximo desempenho.
Por exemplo, no caso de um atleta de 40 anos,
Frequência cardíaca máxima = 220 – Idade
= 220 – 40 = 180
Frequência cardíaca alvo para máximo desempenho =
= frequência cardíaca máxima x 0,85
= 180 * 0,85
= 153 (aproximadamente)
Assim, a frequência cardíaca máxima de um atleta de 40 anos é de, aproximadamente, 180BPM. Enquanto que a zona de frequência cardíaca máxima para alto desempenho é de cerca de 153BPM (aproximadamente).
O mais importante é sabermos ouvir o nosso corpo! Com mais experiência de treino, aos poucos aprendemos quais são as zonas de frequência cardíaca que funcionam melhor para cada um de nós.